Mundo
ONU alerta para quebra do cessar-fogo em Gaza
António Guterres, secretário-geral da ONU, expressou sua profunda preocupação na última terça-feira (4) sobre as constantes quebras do cessar-fogo estabelecido após dois anos de conflito entre o Exército israelense e o grupo Hamas na Faixa de Gaza.
Em entrevista durante a segunda cúpula de desenvolvimento social em Doha, Guterres enfatizou que essas violações precisam cessar imediatamente e que todas as partes envolvidas devem respeitar os compromissos acordados na primeira fase do tratado de paz.
Desde 10 de outubro, uma trégua delicada está em vigor em Gaza, resultado de um acordo intermediado pelos Estados Unidos, que possibilitou a libertação de todos os reféns vivos sequestrados em Israel em 7 de outubro de 2023.
Entretanto, a entrega dos corpos dos reféns falecidos sofreu atrasos, complicando ainda mais a situação.
Israel culpa o Hamas por descumprir o cessar-fogo, enquanto o grupo afirma que a recuperação dos corpos é um processo mais complexo devido aos danos causados pela guerra.
O Exército israelense também desrespeitou a trégua ao atacar Gaza em diversas ocasiões, justificando suas ações como resposta a tiros que resultaram na morte de três soldados. Esses ataques causaram a morte de pelo menos 45 pessoas em 19 de outubro e outros 104, entre eles quase 50 crianças, em 28 de outubro, conforme informações de fontes palestinas.
A retaliação israelense resultou na morte de mais de 68.800 habitantes de Gaza, em sua maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde controlado pelo Hamas, números que a ONU considera confiáveis.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login