Mundo
ONU alerta sobre riscos de novas guerras comerciais e aumento de tarifas

António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), chamou a atenção para o elevado risco de conflitos comerciais envolvendo produtos do dia a dia, diante das intensas trocas comerciais de serviços. O alerta foi feito em 22 de junho, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), em Genebra, Suíça.
Ele ressaltou que o atual sistema comercial baseado em regras enfrenta o perigo de falhas significativas, citando as tarifas elevadas como um dos principais desafios econômicos globais. Essas tarifas contribuem para o aumento das tensões comerciais entre nações.
Quanto às questões climáticas, Guterres destacou que o mundo está muito próximo de uma crise ambiental grave, apontando que a última década foi a mais quente já registrada. Nenhum país está imune a eventos extremos como incêndios, enchentes, tempestades e ondas de calor. Ele enfatizou a necessidade de os governos incluírem essas ameaças em suas políticas públicas e orçamentos, além de ampliar os investimentos para adaptação às mudanças climáticas e cumprir metas de redução de emissões.
“A energia limpa é o único caminho viável para preservar o meio ambiente,” afirmou ele, destacando ainda a importância de combater a desinformação e práticas enganosas que pretendem demonstrar preocupação ambiental sem ações concretas. A mensagem foi clara: só através de ações reais e transparentes será possível enfrentar de forma eficaz os desafios climáticos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login