Mundo
ONU convoca reunião urgente sobre a Ucrânia na segunda-feira
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realizará uma reunião na próxima segunda-feira (12) para discutir a crise na Ucrânia. Essa decisão ocorre após ataques realizados pela Rússia contra Kiev, que resultaram em apagões significativos durante o inverno rigoroso, conforme a agenda atualizada do Conselho divulgada na noite de sexta-feira (9).
Os bombardeios russos atingiram Kiev como parte de uma ofensiva em múltiplas regiões da Ucrânia, causando ao menos quatro mortes e 24 feridos. Este ataque aconteceu poucas horas depois da Rússia rejeitar um plano europeu que propunha o envio de uma força multinacional ao país, após o término do conflito.
Pela segunda vez desde o início da guerra em 2022, Moscou utilizou um míssil hipersônico Oreshnik.
O embaixador ucraniano na ONU, Andrii Melnik, enviou uma carta ao Conselho de Segurança, na qual afirmou que “a Federação Russa alcançou um novo e terrível patamar de crimes de guerra e violações contra a humanidade, ao atacar civis e infraestruturas civis na Ucrânia”.
A Ucrânia e seus parceiros do Ocidente, que desejam o fim do conflito que já se estende por quase quatro anos, concordaram recentemente que tropas europeias serão enviadas após um cessar-fogo ser estabelecido.
Na madrugada de sexta-feira, cerca de 40 alvos foram atacados pelos russos, incluindo 20 edifícios residenciais e a embaixada do Catar em Kiev, conforme relatado pelo presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login