Conecte Conosco

Mundo

ONU denuncia desaparecimento de pessoas em ajuda humanitária em Gaza

Publicado

em

Especialistas da ONU em direitos humanos condenaram nesta quinta-feira (28) como um crime gravíssimo os relatos de desaparecimentos forçados de palestinos famintos que buscavam alimentos em pontos de distribuição geridos pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF).

Sete especialistas independentes, em comunicado conjunto, disseram ter recebido relatos de que várias pessoas, incluindo uma criança, desapareceram após visitarem esses locais em Rafah.

Os especialistas com mandato do Conselho de Direitos Humanos da ONU afirmam que o Exército israelense estaria envolvido diretamente nesses desaparecimentos, embora eles não falem oficialmente pela organização.

“Esses desaparecimentos forçados de civis famintos que tentam garantir seu direito básico à alimentação são não apenas chocantes, mas equivalem a tortura”, destacaram.

“É preciso cessar o uso da comida como meio para realizar desaparecimentos seletivos e em massa imediatamente”, completaram.

A Fundação Humanitária de Gaza afirmou não haver provas de desaparecimentos forçados nas áreas sob sua administração, em resposta às acusações dos especialistas.

“Operamos em uma zona de conflito, onde há sérias acusações contra diversas partes fora de nossos locais, mas dentro das instalações da GHF não existem evidências de desaparecimentos forçados”, disse a fundação em nota à AFP.

A ONU declarou recentemente situação de fome em Gaza, acusando Israel de obstruir sistematicamente a entrega de ajuda humanitária. Israel, por sua vez, aponta o Hamas como responsável por desviar a ajuda da ONU, além de manter o bloqueio total da região entre março e maio.

A situação na Faixa de Gaza está crítica, segundo a diretora do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Cindy McCain, que após visita ao local afirmou: “Vi crianças sofrendo de fome e sendo tratadas por desnutrição severa, não reconhecíveis em comparação a fotos anteriores onde estavam saudáveis”.

Cindy McCain apontou ainda que o desespero entre a população está no auge.

Durante sua visita a Deir el Balah, Cindy McCain esteve em uma clínica onde crianças desnutridas recebem atendimento e conversou com mães deslocadas que dividem suas histórias de luta diária pela sobrevivência, além de visitar também Khan Yunis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados