Mundo
ONU e Cruz Vermelha pedem abertura total das fronteiras em Gaza

A ONU e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) reivindicaram, nesta terça-feira (14), a liberação de todas as fronteiras da Faixa de Gaza para facilitar o recebimento de ajuda humanitária, após a trégua iniciada.
“Pelo que sei, nem todas as fronteiras de Gaza estão liberadas para a ajuda humanitária. Esse é o principal desafio atualmente e é o que as organizações humanitárias, incluindo o CICV, solicitaram recentemente”, afirmou o porta-voz do CICV, Christian Cardon, em entrevista em Genebra.
Essa liberação deve ocorrer com máxima urgência, destacou.
“Requeremos que todas as fronteiras sejam liberadas”, reforçou Jens Laerke, porta-voz do Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha).
Laerke também pediu que sejam consertadas e liberadas as fronteiras que foram danificadas ao longo dos dois anos de conflito no território, após o cessar-fogo estabelecido na sexta-feira entre Israel e o grupo Hamas.
O porta-voz do Ocha pediu o aumento do envio de ajuda para Gaza, ressaltando que isso não depende apenas dos trabalhadores humanitários.
“Temos 190.000 toneladas de suprimentos prontas para serem distribuídas na região”, principalmente na Jordânia e no Egito, disse.
O conflito aéreo e terrestre iniciado por Israel em resposta ao ataque do Hamas em 7 de outubro gerou milhares de mortes entre civis em Gaza, destruindo muitas famílias.
A ajuda humanitária tem sido entregue lentamente, já que o bloqueio imposto por Israel em março somente foi parcialmente levantado dois meses depois.
Especialistas da ONU confirmaram em agosto a existência de fome em parte do território palestino. Apesar disso, Israel acusa o Hamas de desviar a ajuda destinada à população.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login