Mundo
ONU forma grupo de especialistas em IA para ajudar decisões

A Assembleia Geral da ONU estabeleceu nesta terça-feira (26) um grupo de especialistas científicos em inteligência artificial (IA). Esse grupo terá a função de auxiliar a comunidade internacional a tomar decisões mais bem informadas sobre esse tema delicado.
Preocupados com a rápida evolução das tecnologias que podem colocar em risco a democracia e os direitos humanos, os países membros da ONU concordaram no ano passado em criar um grupo especializado para esclarecer o debate entre governos e setores ligados à tecnologia.
Nesta terça-feira, a Assembleia Geral aprovou oficialmente a criação do “Grupo Científico Internacional Independente de Inteligência Artificial”.
Esse grupo irá apresentar análises científicas fundamentadas em evidências que irão reunir e examinar estudos sobre as oportunidades, os perigos e os impactos da inteligência artificial.
Este relatório anual tem a finalidade de orientar a tomada de decisões, sem impor diretrizes específicas, conforme indicado no documento.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, em breve fará uma chamada para selecionar os 40 integrantes que formarão o grupo, que atuará durante três anos.
Guterres destacou que essa iniciativa cria uma ligação essencial entre o avanço da pesquisa em IA e a criação de políticas públicas.
Segundo o porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric, ao fornecer avaliações científicas independentes e rigorosas, o grupo ajudará a comunidade internacional a antecipar os novos desafios e a decidir como regulamentar essa tecnologia inovadora.
Além disso, a resolução aprovada também dará início a um diálogo anual global sobre a governança da inteligência artificial, com o objetivo de trocar as melhores práticas e aprendizados para garantir sistemas de IA seguros e confiáveis.
A primeira reunião deste diálogo ocorrerá durante a cúpula mundial sobre IA, em Genebra, no ano de 2026.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login