Mundo
ONU pede parada dos ataques contra flotilha com ajuda para Gaza

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos solicitou nesta quarta-feira (24) o encerramento dos ataques contra a flotilha que está a caminho da Faixa de Gaza e pediu uma apuração independente dos fatos.
“É necessária uma investigação independente, imparcial e completa sobre os incidentes e o assédio relatados”, declarou o porta-voz do Alto Comissariado, Thameen Al Kheetan. Ativistas pró-Palestina da frota informaram terem sofrido “explosões e múltiplos drones” perto da Grécia.
“Esses ataques precisam ser interrompidos e os responsáveis por essas violações devem ser responsabilizados”, acrescentou.
A flotilha, que partiu do início deste mês em Barcelona, já havia relatado ataques com drones próximos à Tunísia.
“Os ataques e ameaças contra aqueles que tentam ajudar e apoiar as centenas de milhares de pessoas em Gaza que enfrentam fome e desnutrição são totalmente incompreensíveis”, afirmou Al Kheetan.
Entre os integrantes da flotilha estão ativistas pró-Palestina, incluindo a ambientalista sueca Greta Thunberg e o ativista brasileiro Thiago Ávila.
As embarcações querem alcançar Gaza para entregar ajuda humanitária e quebrar o bloqueio imposto por Israel, após duas tentativas barradas por Israel em junho e julho.
Israel comunicou na segunda-feira que não permitirá que as embarcações entrem em Gaza, que está em situação de conflito, propondo que as embarcações atracem no porto de Ashkelon, localizado mais ao norte do território.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login