Mundo
ONU pede que EUA retirem sanções contra relatora dos Territórios Palestinos

ONU solicitou que os Estados Unidos reconsiderem a imposição de sanções contra uma especialista da organização que criticou a abordagem americana em relação ao conflito em Gaza. Ela também acusou Israel de cometer ‘genocídio’.
O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, afirmou em comunicado: ‘Peço que os Estados Unidos suspendam imediatamente as sanções contra a relatora especial para os Territórios Palestinos, Francesca Albanese‘.
Na quarta-feira, o chefe da diplomacia dos EUA, Marco Rubio, anunciou sanções contra Albanese após suas críticas ao governo estadunidense sobre Gaza.
A especialista italiana divulgou um relatório no início do mês acusando empresas que, segundo ela, se beneficiam da economia israelense devido à ocupação ilegal, apartheid e, atualmente, genocídio nos Territórios Palestinos ocupados.
Rubio criticou publicamente o que considerou tentativas ilegítimas de pressionar o Tribunal Penal Internacional para agir contra autoridades, empresas e executivos americanos e israelenses, e ainda acusou Albanese de enviar cartas ameaçadoras a empresas dos EUA com alegações infundadas.
O porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou ser inaceitável o uso de sanções unilaterais contra relatores especiais ou outros especialistas e funcionários da ONU, apontando que isso cria um precedente perigoso. A declaração foi dada por Stéphane Dujarric em coletiva de imprensa.
Apesar de Albanese ter sido nomeada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, ela não representa oficialmente as Nações Unidas.
Em resposta às sanções americanas, Francesca Albanese afirmou que continuará suas atividades normalmente, reafirmando seu compromisso em continuar seu trabalho.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login