Conecte Conosco

Mundo

ONU quer que EUA voltem a liderar ajuda ao desenvolvimento

Publicado

em

A Conferência de Sevilha sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FFD4) terminou nesta quinta-feira (3) com um chamado para aumentar a colaboração entre nações, enquanto a ONU manifestou o desejo de que os Estados Unidos retomem um papel de destaque no apoio aos países em desenvolvimento do Sul.

“Esperamos que a FFD4 seja lembrada como um evento em que o mundo escolheu a cooperação em vez da divisão”, afirmou a secretária-geral-adjunta da ONU, Amina Mohammed, ao finalizar o encontro que durou quatro dias no sul da Espanha.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, também reforçou essa mensagem, destacando a importância de combater o “discurso de ódio” presente em algumas nações.

“O desenvolvimento não é um privilégio de poucos sortudos, nascidos em lugares favoráveis. Desenvolvimento é um direito fundamental”, destacou ele.

Cerca de cinquenta chefes de estado e de governo participaram da conferência, a quarta desde 2002. A participação ficou aquém do esperado, especialmente pela ausência dos Estados Unidos, que não enviaram representantes para Sevilha.

Nos últimos meses, o governo do então presidente Donald Trump cortou grande parte da ajuda americana aos países em desenvolvimento e optou por não participar das negociações, alegando que o texto discutido invadia sua soberania.

Em coletiva, Amina Mohammed afirmou que esperava ver mais líderes presentes, mas ressaltou que essa falta não significa que eles não estejam comprometidos com as ações decididas.

“A ausência dos Estados Unidos tem peso… Embora lamentemos, também aguardamos com esperança o retorno deles”, complementou a secretária-geral-adjunta.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados