Conecte Conosco

Mundo

ONU retira sanções contra líder sírio

Publicado

em

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou na quinta-feira (6) uma resolução proposta pelos Estados Unidos para suspender as sanções impostas ao presidente da Síria, Ahmed al Sharaa. Essa decisão ocorre poucos dias antes da visita oficial do líder sírio à Casa Branca.

Donald Trump irá receber Al Sharaa em 10 de novembro, marcando a primeira vez que um chefe de Estado sírio visita a Casa Branca.

O Conselho autorizou a remoção de Al Sharaa e de seu ministro do Interior, Anas Hasan Khattab, da lista de sanções que inclui indivíduos e grupos associados ao Estado Islâmico e à Al-Qaeda. Esses indivíduos estavam sujeitos a restrições como proibição de viagens, congelamento de bens e embargos de armas.

Após a aprovação da resolução, Damasco externou sua gratidão aos EUA e a outros países que apoiam a Síria e seu povo, conforme declaração do ministro das Relações Exteriores sírio, Asaad al Shaibani, em sua conta no X.

Embora seja a primeira visita oficial de Al Sharaa a Washington, ele já havia estado nos Estados Unidos em setembro, quando participou da Assembleia Geral da ONU em Nova York, tornando-se o primeiro presidente sírio em muitos anos a discursar naquele fórum.

Em maio, o líder interino sírio, cujo grupo rebelde derrubou o antigo presidente Bashar al Assad no final do último ano, teve um encontro com Trump em Riade, durante uma viagem regional do presidente americano.

O grupo comandado por Al Sharaa, conhecido como Hayat Tahrir al Sham (HTS), que já teve ligações anteriores com a Al-Qaeda, foi retirado da lista de organizações terroristas dos EUA em julho.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados