Conecte Conosco

Mundo

ONU solicita talibãs a restabelecer telecomunicações no Afeganistão

Publicado

em

As Nações Unidas pediram nesta terça-feira (30) que o governo dos talibãs restabeleça o acesso à internet e aos serviços de telecomunicações no Afeganistão, depois de um corte total desses meios imposto pelas autoridades.

Este é o primeiro bloqueio das comunicações no país desde a retomada do poder pelos talibãs em 2021, que implantaram várias restrições baseadas na sua interpretação da lei islâmica.

Anteriormente, o governo talibã havia limitado o acesso à internet de alta velocidade em algumas regiões, alegando combater o ‘vício’.

O sinal de celulares e internet foi gradualmente reduzido na noite de segunda-feira, chegando a menos de 1% do normal, segundo o observatório NetBlocks, especializado em cibersegurança e gestão da internet.

A agência AFP perdeu contato com seu escritório em Cabul na segunda-feira por volta das 13h15 GMT (10h15 em Brasília). Pouco antes do bloqueio, um funcionário governamental afirmou que a interrupção duraria ‘até novo aviso’.

Fontes diplomáticas relataram que as redes móveis estão majoritariamente inoperantes.

De acordo com uma fonte da ONU, as operações estão ‘seriamente comprometidas’, sendo necessário utilizar comunicações via rádio e conexões limitadas via satélite.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos pediu a ‘reconexão imediata’, destacando o impacto negativo sobre mulheres e meninas, que já estão amplamente excluídas da vida pública.

A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão declarou que o bloqueio quase isolou totalmente o país do restante do mundo, podendo causar sérios prejuízos à população afegã.

A missão ressaltou os riscos para a estabilidade econômica e advertiu que a medida piora uma das maiores crises humanitárias globais.

Além do bloqueio das telecomunicações, todos os voos no aeroporto de Cabul foram cancelados nesta terça-feira, conforme constatado por jornalistas da AFP.

Os serviços telefônicos normalmente dependem da internet, usando as mesmas linhas de fibra óptica, especialmente em nações com infraestrutura limitada de telecomunicações.

Nas últimas semanas, a conexão à internet tem estado muito lenta ou com interrupções frequentes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados