Economia
OpenAI começa a usar anúncios no ChatGPT
OpenAI iniciou na segunda-feira (9) um teste para inserir anúncios no ChatGPT, o chatbot de inteligência artificial (IA) mais popular globalmente, visando gerar novas fontes de receita em um setor de alto custo.
A empresa americana confirmou que a fase de testes acontecerá nos Estados Unidos, incluindo usuários adultos que usam a versão gratuita ou a assinatura básica chamada Go.
Usuários que preferirem não ver anúncios poderão desativá-los, mas terão um limite reduzido de mensagens grátis diárias para interagir com o ChatGPT.
Essa iniciativa segue o anúncio feito em janeiro de que a publicidade seria implementada para usuários americanos.
A concorrente Anthropic zombou da decisão durante o Super Bowl, com um comercial que mostrava um usuário tentando obter respostas sérias, interrompidas por propagandas de um site fictício.
Sam Altman, CEO da OpenAI, descreveu o comercial da Anthropic como divertido, porém falso.
A empresa ressaltou que os anúncios não afetarão as respostas dadas pelo ChatGPT e que essa medida é essencial para financiar a infraestrutura e os investimentos necessários para manter e melhorar seu modelo de IA.
Com poucos assinantes entre milhões de usuários, a OpenAI enfrenta a necessidade de aumentar as receitas para cobrir os altos custos de operação causados pela intensa demanda computacional da IA.
Apesar de alcançar uma avaliação de 500 bilhões de dólares com fundos privados desde 2022 e planos para uma possível oferta pública, seus gastos continuam altíssimos.
Com essa estratégia, a OpenAI segue os passos de gigantes da tecnologia como Google e Meta, que baseiam grande parte de sua receita em publicidade associada a serviços gratuitos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login