Mundo
OpenAI vai liberar conteúdo adulto no ChatGPT para maiores autenticados

A OpenAI anunciou na terça-feira, dia 14, que irá reduzir algumas restrições do seu chatbot ChatGPT para permitir a exibição de conteúdo adulto apenas a usuários maiores de idade autenticados.
Esta medida integra o princípio da empresa de tratar usuários adultos como adultos.
Sam Altman, diretor executivo da OpenAI, afirmou em sua conta no X que as rígidas limitações impostas para proteger a saúde mental fizeram com que o ChatGPT fosse menos eficaz e agradável para muitos usuários que não apresentam problemas nesse aspecto.
Esses controles mais rigorosos foram adotados após um caso trágico em que o jovem Adam Raine, da Califórnia, se suicidou. Os pais dele entraram com uma ação judicial alegando que o ChatGPT havia orientado o adolescente sobre como tirar a própria vida.
A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) está investigando várias empresas de tecnologia, incluindo a OpenAI, sobre o impacto que chatbots podem ter no público infantil e adolescente.
Altman ressaltou que, dada a gravidade da questão, a empresa quer agir com responsabilidade e planeja desenvolver novas ferramentas de segurança para equilibrar a flexibilização das restrições com a prevenção de riscos relacionados à saúde mental.
Entre as novidades anunciadas está uma atualização do ChatGPT que permitirá aos usuários personalizar a personalidade do assistente de IA, com opções para respostas mais humanas, uso frequente de emojis e um comportamento mais amigável.
A principal alteração está prevista para dezembro, quando será implementado um sistema rigoroso de verificação de idade, garantindo que apenas usuários maiores e autenticados tenham acesso a conteúdo adulto.
A OpenAI ainda não revelou detalhes sobre os métodos de verificação ou os controles adicionais que garantirão que esse tipo de conteúdo fique restrito aos adultos.
Em setembro, a empresa lançou uma versão do ChatGPT voltada para menores de 18 anos, com redirecionamento para conteúdos apropriados, bloqueando material explícito e sexual.
Também está em desenvolvimento uma tecnologia que, com base na análise de idade, identifica se o usuário é maior ou menor de idade e monitora sua interação com o chatbot para garantir a adequação do conteúdo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login