Economia
OpenAI vai melhorar controle de direitos autorais no app Sora 2

A OpenAI anunciou que vai aprimorar o controle dos direitos autorais em seu aplicativo de criação de vídeos com inteligência artificial, o Sora 2, após receber críticas.
“Estamos oferecendo aos donos dos direitos autorais um controle mais preciso sobre como os personagens são gerados”, publicou Sam Altman, diretor da OpenAI, em um post no blog oficial na última sexta-feira.
Desde que foi lançado em 1º de outubro, usuários têm criado vídeos que reproduzem personagens semelhantes a desenhos animados como South Park e jogos como Pokémon.
A empresa dos EUA, responsável também pelo popular chatbot ChatGPT, tem enfrentado processos judiciais relacionados a direitos autorais, como o ajuizado pelo jornal The New York Times.
O Sora 2 é um app parecido com o TikTok que possibilita que usuários insiram suas próprias imagens em cenas geradas por inteligência artificial.
Poucos dias após o lançamento, Altman confirmou que a OpenAI iria reforçar suas regras de proteção aos direitos autorais.
“Daremos um controle mais detalhado aos titulares dos direitos sobre a criação dos personagens”, garantiu no blog.
Segundo o The Wall Street Journal, a OpenAI poderá requerer que os detentores dos direitos, de forma semelhante ao procedimento dos estúdios de cinema, optem por impedir que suas obras sejam usadas em vídeos criados pela IA no Sora 2.
No domingo, a gigante japonesa dos videogames Nintendo declarou em nota que “não houve contato com o governo japonês a respeito da IA generativa”.
“Independentemente da presença ou não da IA generativa, continuaremos a tomar as medidas necessárias para proteger nossos direitos de propriedade intelectual”, afirmou a Nintendo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login