Conecte Conosco

Economia

Opep diz que uso de petróleo vai aumentar até 2050

Publicado

em

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou nesta quinta-feira (10) que o uso mundial de petróleo deve continuar crescendo até pelo menos o ano de 2050. A entidade considerou que a transição rápida para fontes de energia alternativas para combater as mudanças climáticas é algo inviável no momento.

De acordo com o relatório de 2025 que a Opep divulgou sobre as perspectivas para o consumo global de petróleo, a demanda deve subir 18,6% entre os anos de 2024 e 2050, passando de 103,7 milhões de barris por dia (mbd) para cerca de 123 mbd.

“Não há previsão de queda na demanda por petróleo no horizonte”, afirmou o secretário-geral do grupo, Haitham Al Ghais.

Esse prognóstico diverge das recomendações de especialistas climáticos que defendem uma rápida redução do uso de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural, com o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, conforme acordado na conferência do clima de Paris de 2015.

Além disso, a estimativa da Opep é contrária à da Agência Internacional de Energia, que prevê um leve declínio no consumo global de petróleo a partir de 2030, após um pico no ano anterior.

No entanto, de acordo com a entidade liderada pela Arábia Saudita, atualmente o mundo está consumindo todas as fontes de energia — incluindo madeira, petróleo, carvão e gás — em níveis sem precedentes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados