Notícias Recentes
Oposição assume relatoria do orçamento na comissão de Finanças
A Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) escolheu Antônio Coelho (União Brasil) como relator e Diogo Moraes (PSDB) como sub-relator do Projeto de Lei Orçamento Anual (PLOA) de 2026 para Pernambuco.
A escolha foi feita nesta terça-feira (20) sem sorteio, conforme decisão regimental. O período para apresentação de emendas está aberto e vai até 27 de fevereiro. A votação em plenário está prevista para 10 de março.
Antônio Coelho, presidente da comissão, assegurou que o orçamento do estado já está garantido e aprovado para áreas essenciais, como saúde e educação. Por isso, a votação em março não deve impactar a população ou a administração pública estadual.
“Quero destacar que o orçamento está aprovado, e o Poder Executivo tem os recursos necessários para executar políticas públicas fundamentais para o povo de Pernambuco. Não faltará dinheiro para educação, saúde, segurança pública e obras de infraestrutura”, afirmou.
Ele explicou ainda que o processo de aprovação da PLOA demora mais porque a análise do remanejamento adequado para o Executivo precisa ser detalhada.
Antônio Coelho também comentou a declaração da governadora Raquel Lyra (PSD), que afirmou estar tranquila com os deputados de oposição na relatoria. O deputado garantiu que a condução do orçamento será feita em benefício do estado e que a governadora não precisa se preocupar.
“Independentemente da orientação política, todos os deputados desta casa têm espírito republicano elevado, e todas as matérias serão tratadas com respeito e profissionalismo”, explicou.
Durante a reunião, o deputado governista Joãozinho Tenório (Patriota) questionou a ausência de sorteio para a escolha da relatoria da PLOA. Contudo, Antônio Coelho esclareceu que o orçamento é encaminhado diretamente à Comissão de Finanças, e o presidente do colegiado pode definir os relatores. Ambos destacaram que o regimento foi seguido.
“Esperamos que o sentimento de perseguição política à governadora Raquel Lyra não influencie o parecer final sobre o PLOA”, avaliou o deputado após a reunião.
Outros projetos do governo de Pernambuco tiveram relatorias por sorteio. O repasse extraordinário de R$ 180 milhões do Tribunal de Justiça para o Poder Executivo será relatado pelo deputado Cayo Albino (PSB). O empréstimo de R$ 1,7 bilhão com o Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) será acompanhado por Antônio Coelho. E o crédito para pagamento da dívida estadual será relatado por Gustavo Gouveia (Solidariedade).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login