Mundo
Oracle vai gerenciar recomendações do TikTok nos EUA, diz governo

A Oracle será responsável pelo gerenciamento do algoritmo de sugestões do TikTok nos Estados Unidos, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira (22), após um acordo para a transferência das operações do aplicativo no país.
O governo dos EUA buscou retirar firmemente as operações americanas do TikTok da empresa-mãe chinesa ByteDance por preocupações relacionadas à segurança nacional.
O acordo estabelece que a empresa adquirente do TikTok nos EUA terá uma cópia do algoritmo que cria as recomendações de conteúdos para os usuários, conforme revelou um alto funcionário da Casa Branca em conversa com jornalistas.
“O algoritmo será totalmente revisado e reprogramado por um provedor de segurança para garantir a proteção dos dados dos usuários americanos, e em seguida será operado por esta entidade americana”, afirmou o representante.
Durante o governo do ex-presidente Donald Trump, o Congresso aprovou uma legislação que exigia que a ByteDance vendesse suas operações nos Estados Unidos ou enfrentasse uma possível proibição do TikTok no país.
Parlamentares americanos e o próprio Trump expressaram preocupações de que a China poderia usar a plataforma para coletar dados dos cidadãos americanos e influenciar o conteúdo apresentado nas redes sociais.
Na declaração desta segunda-feira, um oficial dos EUA afirmou que o funcionamento do algoritmo será “supervisionado” para assegurar que não haja influências indevidas.
As recentes negociações aconteceram após uma conversa telefônica entre o ex-presidente Trump e o presidente chinês Xi Jinping, na qual discutiram questões incluindo o TikTok.
Espera-se que Trump assine ainda esta semana uma ordem executiva confirmando que os termos do acordo atendem aos interesses de segurança nacional dos Estados Unidos, informou a fonte.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou à Fox News que o conselho que governará o TikTok nos EUA terá sete membros, dos quais seis serão americanos.
Além disso, Trump mencionou que o empresário Rupert Murdoch e seu filho Lachlan Murdoch poderão estar entre os investidores que assumirão o controle da plataforma no país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login