Conecte Conosco

Economia

Ouro cai levemente após decisão do Fed sobre juros nos EUA

Publicado

em

O contrato mais negociado de ouro terminou o dia em leve queda nesta quinta-feira, 31, em meio a um período de perdas para o metal, causado pelo fortalecimento do dólar, que torna o ouro mais caro para investidores que usam outras moedas.

Na quarta-feira, 30, o Federal Reserve (Fed) manteve as taxas de juros no mesmo patamar pela quinta vez consecutiva e indicou que provavelmente não haverá mudanças na próxima reunião, em setembro. Apesar disso, há expectativas de alta nos preços do ouro devido à maior adoção por instituições, além da demanda constante dos bancos centrais, que têm usado a commodity como proteção contra incertezas e conflitos geopolíticos.

O ouro com vencimento em outubro fechou em queda de 0,13%, cotado a US$ 1.821,10 por onça-troy na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex).

De acordo com a Capital Economics, um dos principais fatores para o aumento dos investimentos em ETFs lastreados em ouro parece ser o crescimento da demanda por gestores institucionais de investimentos.

A menor correlação entre o preço do ouro e os rendimentos dos TIPS dos EUA aumenta a atratividade do ouro como diversificador de portfólio, refletindo uma maior alocação nesse ativo, segundo a consultoria. No entanto, eles esperam que os bancos centrais e investidores privados chineses continuem sendo os maiores influenciadores dos preços do ouro nos próximos anos.

É improvável que os fluxos de ETFs lastreados em ouro tenham tanto impacto quanto a procura dos gestores de reservas públicas e investidores privados chineses sobre os valores do ouro nos próximos dois a três anos. Embora a participação do ouro nas reservas dos bancos centrais tenha atingido o nível mais alto do século 21, pesquisas indicam que 42% dos gestores de reservas públicas planejam aumentar a fatia de ouro em suas carteiras nos próximos cinco a dez anos, mais do que para qualquer outra classe de ativos.

Capital Economics também destaca que a demanda dos investidores chineses deve crescer durante esta década, à medida que a economia do país desacelera e os produtos de investimento vinculados ao ouro ganham popularidade. Portanto, embora os preços do ouro devam oscilar relativamente estáveis até o fim deste ano, prevêem que o metal poderá alcançar um novo recorde de US$ 1.860 até o final de 2026.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados