Conecte Conosco

Economia

Ouro estável com shutdown e expectativas para o Fed

Publicado

em

O ouro teve uma sessão praticamente estável nesta quinta-feira, 6, enquanto investidores monitoravam os efeitos do shutdown mais longo na história dos EUA e as recentes demissões que ultrapassaram 153 mil em outubro, alimentando expectativas de cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed) em dezembro.

Na Comex, parte da bolsa de Nova York dedicada a metais, o ouro para dezembro terminou o dia em ligeira queda de 0,04%, cotado a US$ 3.991,00 por onça-troy.

Durante o pregão, o preço do ouro ultrapassou temporariamente a marca de US$ 4.000, à medida que investidores avaliavam os dados recentes do mercado de trabalho americano e seu impacto nas decisões futuras do Fed.

Soojin Kim, do MUFG, afirmou que, com a última reunião do Fed em 2025 se aproximando e o fechamento parcial do governo dos EUA atrasando a divulgação de dados importantes, o mercado enfrenta incertezas ampliadas sobre a economia e possíveis flexibilizações.

Um relatório divulgado pela consultoria Challenger, Grey & Christmas ressaltou que empresas nos EUA anunciaram o maior volume de demissões desde 2003, aumentando em 175% comparado a outubro de 2024. Além disso, o relatório oficial de emprego, o payroll, está suspenso temporariamente devido ao shutdown.

Na mesma tarde, a presidente do Fed de Cleveland, Beth Hammack, expressou cautela, dizendo não estar segura sobre mudanças na política monetária atualmente. Já o diretor do Banco Central, Michael Barr, apontou que o trabalho ainda não foi concluído.

Apesar da recente oscilação no preço do ouro, especialistas apontam para potencial de valorização nos próximos meses. Segundo Mauriciano Cavalcante, diretor de ouro da corretora Ourominas, cortes mais significativos nas taxas de juros até meados de 2026 podem enfraquecer o dólar e aumentar a demanda pelo ouro como proteção.

Este ano, a commodity acumulou alta de 52%, impulsionada por compras de bancos centrais, aportes em ETFs e incertezas geopolíticas contínuas.

Informações obtidas pela Dow Jones Newswires

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados