Conecte Conosco

Economia

ouro sobe com dólar baixo e tensão entre trump e cook

Publicado

em

O ouro apresentou alta na quinta-feira, 28, impulsionado pelas expectativas crescentes de redução das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, em setembro, e pela desvalorização do dólar durante o pregão.

A moeda americana sofreu pressão diante dos novos desdobramentos do conflito entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e a diretora do Fed, Lisa Cook, que entrou com uma ação judicial contra o republicano nesta quinta-feira.

O contrato do ouro com vencimento em dezembro fechou com alta de 0,74%, cotado a US$ 1.474,30 por onça-troy na Comex, a seção de metais da bolsa de Nova York (Nymex).

Um juiz agendou para sexta-feira uma audiência sobre o pedido da diretora Cook para impedir sua demissão pelo presidente. A audiência foi marcada poucas horas depois do processo contestando sua saída do conselho do Fed.

O metal precioso recebeu suporte com a queda do dólar, motivada pela preocupação dos investidores com os acontecimentos no Fed, conforme apontam os analistas do MUFG. Caso a tentativa de Trump de remover Cook seja bem-sucedida, ele terá maioria no conselho de sete membros do banco central, aumentando as apreensões sobre interferência governamental na política monetária e elevando a procura pelo ouro como valor seguro.

O receio sobre a autonomia do Fed está impulsionando o preço do ouro, ainda que o aumento gradual nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA indique que o temor permanece controlado, segundo a análise da SP Angel.

Por volta de 14h15 (horário de Brasília), a probabilidade de o Fed fazer um corte nas taxas em setembro continuava predominante, em 85,1%, de acordo com dados do CME Group. O mercado também aposta em uma redução total de 50 pontos-base até o fim do ano, com 47,2% de chance.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados