Economia
Ouro sobe e bate novo recorde com Fed, China e tensões globais

O ouro encerrou o pregão em alta e atingiu novos recordes nesta segunda-feira, 8, impulsionado pela forte queda nos rendimentos dos Treasuries e do dólar, em meio a expectativas de cortes nos juros pelo Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA. Além disso, o metal precioso é favorecido pela crescente demanda da China e pelo cenário global marcado por incertezas geopolíticas.
Na Comex, segmento de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o ouro com vencimento para dezembro fechou em alta de 0,66%, cotado a US$ 3.677,40 por onça-troy, atingindo o maior fechamento histórico e um recorde de máxima de US$ 3.685,70 por onça-troy.
Fawad Razaqzada, analista de mercados da StoneX, destaca que os dados fracos sobre o emprego nos EUA divulgados na última sexta-feira reforçaram as expectativas de redução das taxas de juros pelo Fed, elevando a procura por ouro como ativo seguro.
Ele ressalta que a valorização do ouro deverá ser testada nos próximos dias com a divulgação de mais indicadores econômicos dos EUA, como a inflação ao consumidor, enquanto persistem dúvidas sobre a autonomia do Fed.
Além das questões internas americanas, o cenário internacional continua instável. No sábado à noite, a Rússia iniciou sua maior ofensiva contra a Ucrânia desde o início do conflito, o que levou líderes europeus a acelerarem a discussão de novos pacotes de sanções econômicas para restringir a renda russa.
Segundo o Financial Times, a União Europeia está avaliando a possibilidade de aplicar sanções secundárias contra a China, mas a efetivação depende da cooperação com os EUA.
As reservas internacionais de ouro da China ampliaram-se pelo décimo mês consecutivo, conforme dados divulgados no domingo, indicando uma demanda contínua pelo metal. No entanto, a TD Securities aponta que o ouro pode apresentar menor potencial de alta, já que as recentes máximas tornam seu preço mais suscetível ao humor do mercado macroeconômico.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login