Economia
Ouro sobe e prata avança 2% com dólar fraco e possíveis cortes do Fed em 2026
O ouro encerrou o dia em leve alta no mercado futuro nesta segunda-feira, 15, enquanto a prata teve um crescimento mais significativo, impulsionada pelo enfraquecimento do dólar, expectativas sobre dados econômicos dos EUA e cautela com possíveis ajustes na política monetária americana nos próximos meses.
Na Comex, segmento de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o ouro para fevereiro fechou em alta de 0,16%, cotado a US$ 1.935,20 por onça-troy. A prata para março registrou um avanço de 2,55%, atingindo US$ 23,589 por onça-troy.
Segundo a Hargreaves Lansdown, a demanda firme dos bancos centrais e o apelo do ouro como ativo de segurança sustentam sua valorização em um cenário de incertezas econômicas e geopolíticas. Aaron Hill, da FP Markets, ressalta que o desempenho do ouro está ligado à expectativa em torno de indicadores econômicos dos EUA, como o payroll e a inflação CPI. Ele destaca que ativos que não geram juros tendem a ter bom desempenho quando o mercado prevê taxas de juros menores no futuro.
A Exness observa que expectativas de uma política monetária mais flexível em 2026 favorecem o metal, além de riscos geopolíticos persistentes e preocupações sobre a autonomia futura do Federal Reserve. No entanto, o comportamento do ouro nos próximos dias dependerá dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA e da trajetória do dólar.
Se o dólar se fortalecer ou os juros subirem com mais força, os ganhos do ouro podem ser limitados. Por outro lado, a fraqueza da moeda americana e dados que reforcem a possibilidade de cortes de juros devem manter a tendência positiva.
No mercado da prata, o avanço foi mais expressivo, favorecido pelo dólar fraco e maior procura por ativos seguros. O Commerzbank alerta para um possível cenário de “superaquecimento”, o que pode colocar em dúvida a continuidade da alta no próximo ano. Já a TD Securities aponta que o metal tem sido impulsionado por entradas em ETFs em um mercado com menor liquidez, o que pode limitar a durabilidade do rali.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login