Centro-Oeste
Pagamento antecipado do Bolsa Família no Distrito Federal em dezembro
O pagamento do Bolsa Família referente ao mês de dezembro será antecipado aos beneficiários pela Caixa Econômica Federal.
No Distrito Federal, mais de 150 mil famílias inscritas no programa começarão a receber os valores a partir do dia 10 de dezembro.
Os repasses serão realizados conforme o número final do Número de Identificação Social (NIS), seguindo o calendário abaixo:
- NIS 1: 10 de dezembro
- NIS 2: 11 de dezembro
- NIS 3: 12 de dezembro
- NIS 4: 15 de dezembro
- NIS 5: 16 de dezembro
- NIS 6: 17 de dezembro
- NIS 7: 18 de dezembro
- NIS 8: 19 de dezembro
- NIS 9: 22 de dezembro
- NIS 10: 23 de dezembro
Esta antecipação anual visa ajudar as famílias a se organizarem financeiramente durante um período com gastos extras, férias escolares e maior consumo.
Normalmente, os valores são pagos nos últimos 10 dias úteis do mês, mas em dezembro o pagamento se encerra no dia 23, último dia útil antes do Natal.
Assim, o adiantamento oferece mais tempo para que os beneficiários possam planejar suas despesas típicas desse período.
Informações sobre o programa
O Bolsa Família atende famílias com renda mensal por pessoa (renda per capita) de até R$ 218 no Distrito Federal, garantindo um benefício médio de R$ 673, além de benefícios adicionais.
Para participar, primeiramente é preciso nomear um responsável familiar que cadastrará e manterá os dados atualizados de todos os integrantes da família.
O próximo passo é realizar a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que pode ser feito em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), postos Na Hora e unidades do Cadastro Único.
Após inscrição no CadÚnico, a família receberá duas correspondências no endereço informado: uma confirmando a inclusão no programa e outra com o cartão do Bolsa Família, que traz orientações sobre senha e conta.
Concluída a inscrição, o responsável receberá o benefício mensalmente nas datas previstas.
Compromissos para manter o benefício
Para continuar recebendo o Bolsa Família, as famílias precisam cumprir compromissos nas áreas de saúde e educação, como garantir a frequência escolar de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, acompanhar o pré-natal das gestantes, monitorar o crescimento e a nutrição das crianças menores de 7 anos e manter a vacinação em dia segundo o calendário oficial.
O não cumprimento dessas obrigações pode acarretar suspensão temporária dos pagamentos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login