Conecte Conosco

Mundo

Palestina em Londres levanta bandeira após reconhecimento

Publicado

em

A missão palestina em Londres realizou uma cerimônia para levantar a bandeira nesta segunda-feira (22), um dia após o Reino Unido reconhecer o Estado da Palestina.

O líder da delegação, Husam Zomlot, festejou o reconhecimento tão esperado enquanto a bandeira era erguida em frente ao prédio em Hammersmith, oeste de Londres, onde já estava pendurada outra bandeira palestina.

Zomlot apresentou uma placa com os dizeres “Embaixada do Estado da Palestina” e declarou que a embaixada será inaugurada em breve, assim que as formalidades legais e administrativas forem finalizadas.

Ele mencionou que este reconhecimento representa a correção de uma injustiça histórica, em um momento difícil para o povo palestino, que enfrenta sofrimento extremo devido ao conflito em Gaza.

Zomlot também ressaltou que o reconhecimento do Reino Unido tem um significado especial, pois o país teve um papel fundamental na criação do Estado de Israel em 1948.

A secretária de Estado para as Relações Exteriores britânica, Yvette Cooper, disse à BBC que a Autoridade Palestina poderá estabelecer uma embaixada e nomear um embaixador no Reino Unido, e que as iniciativas diplomáticas serão definidas com a Autoridade Palestina.

Após o anúncio do primeiro-ministro Keir Starmer no domingo, o Ministério das Relações Exteriores britânico atualizou suas recomendações de viagem, substituindo a expressão “territórios palestinos ocupados” por “Palestina”.

Além do Reino Unido, Austrália, Canadá e Portugal reconheceram oficialmente o Estado da Palestina no domingo. A França e outros países planejam fazer o mesmo nesta segunda-feira, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados