Conecte Conosco

Mundo

Palestino ativista morto a tiros por colonos na Cisjordânia, diz Autoridade Palestina

Publicado

em

A Autoridade Palestina informou nesta segunda-feira (28) que um ativista que lutava contra a ocupação israelense na Cisjordânia foi morto a tiros por colonos. A polícia israelense comunicou que está investigando o caso, mas não confirmou a morte.

O Ministério da Educação e a comunidade de professores lamentaram a perda de Awdah Muhammad Hathaleen nas redes sociais.

Awdah Hathaleen, professor e residente da região de Masafer Yatta, ao sul de Hebron, foi baleado durante um ataque feito por colonos no vilarejo de Um al Kher, próximo a Hebron.

A polícia israelense declarou que um cidadão israelense foi detido no local e está sob custódia para interrogatório, enquanto a investigação continua para esclarecer a participação exata no incidente. Após o ocorrido, a morte de um palestino foi confirmada.

Awdah Hathaleen participava de atividades para chamar atenção à situação da região, que foi declarada zona militar por Israel. Em 2022, a Suprema Corte de Israel deu aval ao Exército para expulsar moradores de oito vilarejos nesta área.

Ele também colaborou no documentário “Sem Chão”, ganhador recente do Oscar, que aborda a luta dos palestinos na região, conforme destacou o codiretor Yuval Abraham.

Na Cisjordânia vivem cerca de três milhões de palestinos e quase meio milhão de israelenses em colônias, consideradas ilegais pelo direito internacional.

A violência na região cresceu desde o início da guerra em Gaza, que começou com um ataque do Hamas em Israel em 7 de outubro de 2023.

Segundo dados da Autoridade Palestina compilados pela AFP, ao menos 962 palestinos foram mortos por soldados ou colonos israelenses, enquanto as autoridades israelenses registram ao menos 36 israelenses mortos em ataques palestinos ou operações militares.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados