Conecte Conosco

Brasil

Palmeiras despede elenco campeão, mantém só Gómez e Abel

Publicado

em

A saída de Raphael Veiga, emprestado ao América do México, marca o fim de um ciclo importante na história do Palmeiras, deixando o time com poucos remanescentes da famosa geração multicampeã.

Nesta quarta-feira (4), o Palmeiras entra em campo contra o Vitória pela primeira vez sem Veiga em sua formação. Da equipe bicampeã da Libertadores em 2020 e 2021, apenas o zagueiro e capitão Gustavo Gómez permanece, junto com o técnico Abel Ferreira. Os demais membros do grupo buscaram novos caminhos após desgastes e a decisão da diretoria de renovar profundamente o elenco desde o ano anterior.

Weverton e Veiga foram os últimos a sair, transferindo-se para Grêmio e América, respectivamente, após perderem a titularidade e buscando recuperação para voltar a brilhar.

Para viabilizar o empréstimo, Veiga renovou seu contrato com o Palmeiras até 2028, e o América tem a opção de compra após o término do empréstimo de um ano, que termina no final de 2026.

“Não sei o que o futuro reserva a curto ou médio prazo, mas garanto que minha última participação como jogador profissional será vestindo a camisa do Palmeiras no Allianz Parque,” afirmou o ídolo alviverde.

O sucesso do time naquela época foi sustentado por uma base sólida composta por Weverton, Marcos Rocha, Luan, Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga, Dudu, Rony e outros jogadores que formaram uma equipe competitiva, disciplinada taticamente e resiliente mentalmente, muitos deles iniciando antes ou junto com a gestão do técnico Abel Ferreira.

Com o passar do tempo, o ciclo desses atletas se encerrou naturalmente, devido a transferências internacionais, perda de espaço no time, desgaste físico e queda de rendimento.

A diretoria optou por acelerar a renovação do elenco, valorizando jovens formados na base e realizando contratações pontuais que pudessem garantir desempenho esportivo e retorno financeiro, apesar de alguns investimentos terem resultado em prejuízos.

Em 2025, líderes da geração bicampeã e que conquistaram várias taças, incluido o Brasileirão, deixaram o clube. Entre eles, os laterais Marcos Rocha e Mayke, o volante Zé Rafael e os atacantes Rony e Dudu, com o último saindo em meio a um desentendimento com a presidência.

Jogadores titulares como os meio-campistas Danilo e Gustavo Scarpa saíram em 2022 e 2023, respectivamente, e o zagueiro Luan também deixou o clube em 2024.

Assim, Gómez assumiu maior protagonismo na liderança do elenco, dividido com atletas como o lateral-esquerdo Piquerez. Embora Piquerez não tenha participado das duas conquistas da Libertadores, conquistou uma delas em 2021 e é o segundo jogador com mais jogos no elenco, com 227 partidas, atrás apenas de Gómez.

“Sabemos que o início da temporada teve altos e baixos, com resultados bons e ruins. Estamos em processo de encontrar nosso melhor desempenho jogo a jogo e buscamos uma sequência positiva, que ainda não alcançamos,” declarou o lateral.

O clube iniciou em 2025 uma reestruturação acelerada do time, desfazendo a base dos principais títulos recentes, com mais saídas que chegadas, mesmo investindo cerca de R$ 700 milhões em contratações naquele ano.

No entanto, neste ano, a diretoria tem se mostrado cautelosa no mercado, tendo contratado apenas o volante Marlon Freitas, priorizando a venda de jogadores.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados