Conecte Conosco

Mundo

Panamá tenta acordo para retorno da empresa americana

Publicado

em

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, estará reunido no Brasil com representantes da empresa americana de bananas Chiquita Brands para negociar um acordo que permita a retomada das atividades da companhia no país. A Chiquita interrompeu suas operações e dispensou todos os seus funcionários após uma greve, conforme informou um ministro na segunda-feira (18).

A Chiquita Brands, que empregava mais de 6 mil pessoas na região de Changuinola, na província caribenha de Bocas del Toro, demitiu os trabalhadores depois de protestos que causaram paralisação parcial da área.

O ministro de Comércio e Indústrias, Julio Moltó, declarou que o governo espera fechar um acordo depois do encontro que o presidente Mulino terá com representantes da Chiquita no Brasil durante uma viagem a partir de 28 de agosto.

Segundo Moltó, as negociações progridem bem, e há perspectiva de concretizar um acordo vantajoso para o retorno da empresa ao Panamá. O motivo da reunião no Brasil não foi esclarecido pelo ministro.

Julio Moltó ressaltou que o regresso da empresa ao mercado deverá acontecer de forma gradual e avaliada, levando em conta os prejuízos sofridos e a necessidade de recontratar funcionários. A Chiquita também busca garantias para evitar bloqueios de rotas durante possíveis futuras manifestações.

A greve, iniciada em 28 de abril contra uma reforma na previdência que retirou alguns benefícios dos trabalhadores, foi encerrada após acordo com o governo panamenho que restaurou esses direitos.

Durante os protestos, que duraram até o final de junho, trabalhadores bloquearam mais de quarenta pontos na província de Bocas del Toro, gerando falta de suprimentos essenciais na região turística.

A empresa relatou que a paralisação, considerada ilegal por decisão judicial trabalhista, resultou em perdas financeiras na ordem de mais de 75 milhões de dólares, com alguns veículos de comunicação estimando valores acima de 100 milhões.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados