Mundo
Pandas de Tóquio voltam para China, Japão perde seus pandas queridos
Dois populares pandas deixarão o zoológico de Tóquio em direção à China na terça-feira (27), fazendo com que o Japão fique sem esses adorados animais pela primeira vez em mais de meio século.
Os pandas gêmeos Lei Lei e Xiao Xiao serão levados de caminhão a partir dos Jardins Zoológicos de Ueno, onde nasceram, o que poderá desapontar muitos fãs japoneses que se apegaram aos dois pandas de quatro anos.
“Acredito que ver pandas também ajuda a fortalecer a ligação com a China, e por isso espero sinceramente que eles possam retornar ao Japão”, comentou Gen Takahashi, um morador de Tóquio com 39 anos, que visitou o zoológico acompanhado da esposa e da filha de dois anos.
O retorno inesperado dos pandas foi divulgado no mês anterior durante uma crise diplomática iniciada quando a primeira-ministra conservadora do Japão, Sanae Takaichi, sugeriu que o país poderia agir militarmente caso Taiwan fosse atacada.
Essa declaração causou descontentamento em Pequim, que considera Taiwan parte do seu território.
Esses pandas em preto e branco, parte da chamada “diplomacia do panda” da China, representam a amizade entre Pequim e Tóquio desde a normalização das relações diplomáticas em 1972.
A saída dos pandas acontecerá um mês antes do término do período de empréstimo, previsto para fevereiro, segundo o Governo Metropolitano de Tóquio, responsável pelo Zoológico de Ueno.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login