Mundo
Papa fará oração no porto de Beirute em sua primeira viagem internacional
 
																								
												
												
											Papa Leão XIV realizará uma oração no local da explosão que ocorreu há cinco anos no porto de Beirute, após uma reunião com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante uma viagem à Turquia e ao Líbano em novembro, informou o Vaticano nesta segunda-feira (27).
Esta será a primeira viagem internacional do pontífice americano desde que assumiu a liderança dos 1,4 bilhão de católicos em maio, após o falecimento do papa argentino Francisco.
A visita de Leão XIV começará na Turquia, marcando os 1.700 anos do Concílio de Niceia.
O papa irá para Ancara em 27 de novembro, onde irá se encontrar com Recep Tayyip Erdogan e com figuras do governo, sociedade civil e o corpo diplomático, antes de seguir para Istambul.
Em 28 de novembro, fará uma visita a Iznik, antiga Niceia, onde realizará uma oração ecumênica.
Este evento terá grande significado histórico, visto que no ano 325, o primeiro concílio ecumênico do cristianismo reuniu 300 bispos do Império Romano e definiu fundamentos doutrinários ainda aceitos por várias denominações cristãs.
No dia seguinte, o papa visitará a famosa Mesquita Azul em Istambul e terá um encontro com o patriarca ortodoxo Bartolomeu I, antes de celebrar uma missa pública.
Leão XIV seguirá então para Beirute, chegando em 30 de novembro, onde terá reuniões com o presidente libanês, Joseph Aoun, e o primeiro-ministro, Nawaf Salam.
No dia 1º de dezembro, ele visitará o túmulo de São Charbel Makhlouf, padroeiro do Líbano, localizado no mosteiro de São Maron de Annaya, ao norte da capital.
Em um momento que promete ser profundamente emocionante, em 2 de dezembro, o papa fará uma oração silenciosa no local da explosão ocorrida no porto de Beirute em 2020, que causou mais de 220 mortes e destruiu grande parte da cidade. Durante essa data, ele também celebrará uma missa pública.
A última visita papal ao Líbano foi realizada pelo papa Bento XVI em 2012, enquanto a visita mais recente do Vaticano à Turquia aconteceu em 2014, quando o papa Francisco esteve em Ancara e Istambul.
Essa viagem estava inicialmente planejada para o final de maio e seria feita pelo papa Francisco, que faleceu em 21 de abril aos 88 anos.
 
																	
																															
 
								 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											
Você precisa estar logado para postar um comentário Login