Mundo
Papa homenageia 11 padres mortos por regimes nazista e comunista
O papa Leão XIV autorizou, nesta sexta-feira (24), a beatificação de 11 padres considerados mártires, que foram assassinados durante os regimes nazista e comunista na antiga Checoslováquia entre as décadas de 1940 e 1950, aproximando-os da santidade.
A lista inclui nove salesianos poloneses, que perderam suas vidas nos campos de concentração de Auschwitz e Dachau, além de dois padres diocesanos que morreram sob o regime comunista na Checoslováquia.
Esses padres poloneses não estavam envolvidos nas disputas políticas da época, mas foram presos exclusivamente por sua condição de sacerdotes católicos, enfrentando o mesmo ódio direcionado a todo o clero polonês, que foi vítima de perseguição e abusos, segundo informou a página de notícias do Vaticano.
Os sacerdotes Jan Bula e Vaclav Drbola, da diocese de Brno, foram mortos por causa do ódio ao cristianismo. Eram considerados uma ameaça pelo regime comunista instaurado em 1948 na Checoslováquia, que promovia uma perseguição aberta contra a Igreja.
Além desses, também foi aprovada a criação de quatro novos veneráveis — título dado às pessoas falecidas cujo processo para beatificação foi iniciado — entre eles uma religiosa espanhola da ordem Cisterciense, um padre dominicano espanhol, um sacerdote da Sardenha e um frade da Ligúria, na Itália.
Dentre os novos veneráveis estão a espanhola María Evangelista Quintero Malfaz, nascida em 6 de janeiro de 1591 em Cigales, que relatou diversas experiências místicas, e o padre José Merino Andrés, nascido em Madri em 23 de abril de 1905, conhecido por sua pregação.
Na Igreja Católica, existem três etapas para a canonização: primeiro, ser declarado venerável; depois beato; e por fim santo.
Para alcançar a venerabilidade, é necessário que a pessoa tenha levado uma vida marcada por virtudes heroicas. A beatificação exige o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do indivíduo.
Para a santidade, deve ser confirmado um segundo milagre depois da beatificação.
Porém, no caso de mártires, como esses 11 sacerdotes, a beatificação pode ocorrer sem que seja necessário comprovar um milagre, devido à morte sofrida por sua fé.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login