Mundo
Papa Leão XIV prepara visitas à Turquia e ao Líbano

O Vaticano está organizando a viagem internacional do Papa Leão XIV, sua primeira desde que assumiu o pontificado, que inclui destinos na Turquia e no Líbano, informaram fontes do Vaticano à AFP.
De acordo com os planos que vêm sendo discutidos há semanas, o pontífice iniciaria sua jornada pela Turquia para participar da celebração dos 1700 anos do Concílio de Nicéia, evento histórico crucial para o cristianismo, seguido de uma visita ao Líbano.
Prevista para durar quase uma semana, entre o final de novembro e início de dezembro, a viagem ainda não foi oficialmente anunciada. Porém, em julho, Leão XIV já havia expressado seu desejo de visitar a Turquia.
Um porta-voz do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla informou à AFP que o patriarca Bartolomeu I convidou o papa para participar da celebração do trono do patriarcado em Istambul no dia 29 de novembro, e no dia seguinte para acompanhar as atividades em Iznik, local do primeiro Concílio de Nicéia.
Atualmente conhecida como Iznik, a cidade situada a cerca de 100 quilômetros ao sudeste de Istambul, foi palco em 325 do primeiro concílio ecumênico da história cristã, convocado pelo imperador Constantino I.
Essa assembleia, composta por aproximadamente 300 bispos do antigo Império Romano, estabeleceu fundamentos doutrinários que muitas denominações cristãs seguem até hoje.
Inicialmente, a viagem estava prevista para maio e seria realizada pelo Papa Francisco, que faleceu em abril aos 88 anos.
Entretanto, o patriarca libanês Bechara Rai, líder da Igreja Maronita, afirmou em entrevista televisiva em agosto que Leão XIV planeja visitar o Líbano em dezembro, declaração que ainda não foi oficialmente comentada pela Santa Sé.
Se confirmada, esta será a primeira saída internacional do novo líder da Igreja Católica desde sua eleição em 8 de maio.
O predecessor, Papa Francisco, esteve na Turquia em 2014, ocasião em que se reuniu com o presidente Recep Tayyip Erdogan, em uma visita dedicada ao diálogo ecumênico e às questões migratórias.
O último papa a visitar o Líbano foi Bento XVI, que lá esteve em setembro de 2012.
Em junho, Leão XIV recebeu no Vaticano o presidente libanês Joseph Aoun, cristão maronita, que fez um convite oficial para sua visita ao país com diversidade religiosa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login