Mundo
Papa reúne cardeais para discutir liderança da Igreja
O Papa Leão XIV convocará cardeais de diversas partes do mundo no Vaticano, nesta quarta-feira (7) e quinta-feira, em resposta a demandas por uma liderança mais compartilhada na Igreja Católica.
Este encontro dos 245 cardeais será o primeiro consistório desde a eleição de Leão XIV como pontífice, ocorrida em maio de 2025, após a morte de Francisco.
Fontes do Vaticano informam que os cardeais buscam um papel mais ativo na condução da Igreja globalmente.
Francisco enfrentou críticas durante seus 12 anos de papado devido a um estilo de liderança mais centralizado, que levou muitos cardeais a ficarem à margem.
Embora não haja uma pauta oficial definida para o encontro, o Vaticano afirmou à imprensa que os cardeais irão oferecer “apoio e conselhos ao Santo Padre no exercício de sua alta e delicada responsabilidade de governar a Igreja universal”.
O consistório será um momento para união e fraternidade, além de reflexão, troca de ideias e oração, conforme explicou o comunicado.
Este evento pode revelar aspectos do estilo de liderança de Leão XIV e seus planos para a Igreja, já que até então ele tem seguido compromissos assumidos por Francisco.
Trata-se de um consistório “extraordinário”, dedicado à discussão de temas importantes da Igreja. Diferentemente dos consistórios “ordinários”, que normalmente são realizados para nomear novos cardeais, este terá foco nas questões eclesiais centrais.
Durante seu papado, Francisco organizou apenas um consistório extraordinário e preferiu governar a Igreja com um grupo pequeno, formado por cerca de 12 cardeais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login