Conecte Conosco

Mundo

Papamóvel de Francisco vira clínica móvel para crianças em Gaza

Publicado

em

O papamóvel que o papa Francisco usou em sua visita a Belém em 2014 foi adaptado e agora funciona como uma clínica móvel para atender crianças em Gaza.

O veículo foi apresentado em Belém, na Cisjordânia, próximo à Basílica da Natividade e à Praça da Manjedoura, com os preparativos para o Natal em andamento.

Em uma coletiva de imprensa, o cardeal Anders Arborelius, bispo de Estocolmo, declarou: “O Veículo da Esperança está preparado para sua nova missão”, abençoando o antigo papamóvel.

“Queremos que todas as crianças atendidas se sintam valorizadas, escutadas e protegidas. Priorizamos seus direitos e seu bem-estar”, afirmou.

Este veículo representa uma mensagem de compaixão, dignidade e esperança, mostrando que o mundo não esqueceu as crianças de Gaza.

Equipado para realizar triagens, exames, diagnósticos e tratamentos — incluindo vacinas e suturas —, o papamóvel conta com uma equipe médica dedicada.

Está previsto realizar até 200 atendimentos por dia, onde as crianças se sentarão no lugar do pontífice durante o cuidado médico.

O último desejo do Papa Francisco

Em maio de 2014, durante sua segunda viagem internacional, papa Francisco visitou Amã, Belém e Jerusalém, usando o papamóvel durante encontro com pessoas na Praça da Manjedoura.

O veículo, um Mitsubishi adaptado, foi um presente do presidente palestino Mahmud Abbas e entregue posteriormente aos frades franciscanos.

Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril aos 88 anos, expressou o desejo de que o papamóvel se tornasse uma unidade médica móvel para as crianças da Faixa de Gaza, conforme noticiado pelo portal oficial Vatican News.

A organização católica Cáritas transformou o veículo, investindo cerca de 15 mil dólares, com adaptação feita por mecânicos palestinos para cobrir as laterais abertas com divisórias.

Peter Brune, secretário-geral da Cáritas na Suécia, destacou que as crianças de Gaza eram muito queridas ao papa Francisco e que elas serão tratadas como pessoas muito importantes, sentando-se no banco onde o papa se sentava.

Porém, ainda não há uma data definida para autorização israelense para que o veículo entre em Gaza, região que recentemente entrou em uma trégua frágil após anos de guerra que prejudicaram gravemente o sistema de saúde local.

Alistair Dutton, secretário-geral da Cáritas, afirmou que o acesso à Gaza para ajuda humanitária é urgente e está sendo buscado por meio dos canais oficiais com a maior rapidez possível.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados