Centro-Oeste
Parada LGBTQIAP+ passa a integrar calendário oficial do Distrito Federal

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta terça-feira (30/9) a inclusão da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Taguatinga no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal.
O Projeto de Lei (PL), apresentado pelo deputado Gabriel Magno (PT), estabelece que a celebração ocorra anualmente no terceiro domingo de setembro, permitindo também a realização de atividades culturais e educativas durante todo o mês.
De acordo com a justificativa do PL, a proposta reconhece a importância da parada como uma manifestação em defesa dos direitos civis e do respeito à diversidade sexual e de gênero.
No documento, Gabriel Magno destaca o preocupante índice de violência contra pessoas LGBTQIAP+ no Brasil. Dados de 2021 do Grupo Gay da Bahia indicam que ocorre uma morte, entre homicídios e suicídios, a cada 29 horas, com maior vulnerabilidade entre gays, travestis e transexuais.
O PL enfatiza que a lei visa promover visibilidade, respeito e inclusão, consolidando a parada como um espaço de resistência, celebração e conscientização da sociedade acerca dos direitos da comunidade LGBTQIAP+.
A proposta contou com o voto favorável de 14 deputados. Votaram contra os distritais Thiago Manzoni (PL), Pastor Daniel de Castro (PP), Roosevelt (PL), Martins Machado (Republicanos) e Iolando (MDB).
Após a aprovação no Plenário da Casa, o PL será encaminhado para a sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login