Mundo
Parentes de detidos políticos iniciam greve de fome em Caracas
Um grupo de mulheres que são parentes de detidos políticos na Venezuela completou 96 horas em uma greve de fome perto de uma delegacia policial em Caracas para pedir a liberação dos presos.
Das dez mulheres que começaram a greve na manhã de sábado (14), uma desmaiou na segunda-feira e foi levada de táxi para um hospital, pois não havia ambulâncias disponíveis, informou à agência de notícias EFE o ativista Diego Casanova, integrante da Organização Não Governamental (ONG) Comitê pela Liberdade dos Presos Políticos.
A ONG destacou na rede social X que “a indiferença e a falta de respostas do governo continuam colocando em sério risco a vida e a segurança dessas mulheres e dos presos políticos que também participam da greve de fome” dentro da delegacia da Polícia Nacional Bolivariana, conhecida como Zona 7.
Esse grupo de detidos iniciou a greve na sexta-feira (13) e já está “há mais de 120 horas nesta forma extrema de protesto”, disse a ONG, que também relatou que, na segunda-feira, os policiais impediram a entrada de soro para os presos sem oferecer justificativa.
No local, há um pequeno quadro com informações sobre a greve das mulheres, incluindo a duração, e uma grande faixa com os dizeres “Liberdade para todos”. As manifestantes, entre 23 e 46 anos, permanecem deitadas em colchões.
A ONG explicou que a greve foi motivada pelo “não cumprimento” da promessa do presidente do parlamento, Jorge Rodríguez, feita em 6 de fevereiro, que garantiu a libertação de “todos” assim que a lei de anistia fosse aprovada, algo que ele previu para a sexta-feira como prazo máximo.
No sábado, 17 presos foram libertados na Zona 7, conforme comunicado do presidente do parlamento.
Este processo de libertação e a discussão acerca da anistia acontecem em um “novo momento político” anunciado pela presidente Delcy Rodríguez, que assumiu o cargo após uma operação militar dos Estados Unidos em janeiro ter detido o presidente Nicolás Maduro em Caracas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login