Mundo
Parlamento Europeu quer revisar acordo comercial com EUA
A Comissão de Comércio do Parlamento Europeu declarou estar pronta para dar continuidade à análise do acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, depois que Donald Trump, presidente americano, amenizou sua postura sobre a Groenlândia.
Os eurodeputados continuam comprometidos em avançar rapidamente com as duas propostas legislativas, desde que os Estados Unidos respeitem a integridade territorial e a soberania da União e de seus membros, afirmou Bernd Lange, presidente da comissão, em comunicado oficial.
Anteriormente, os parlamentares haviam interrompido a análise da proposta devido à pressão e ameaças feitas por Trump em sua tentativa de assumir o controle da Groenlândia, território autônomo ligado à Dinamarca.
Trump chegou a ameaçar usar força para tomar a Groenlândia e sugeriu a imposição de tarifas contra nações que se opusessem a seus planos para a ilha do Ártico.
Essas ações desencadearam uma das crises mais sérias na história da Aliança Atlântica desde sua criação em 1949, até o momento em que o presidente americano anunciou um “acordo-quadro” com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
Contudo, os detalhes sobre este acordo permanecem pouco claros.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login