Mundo
Parlamento Europeu rejeita moção contra Von der Leyen sobre acordo UE-Mercosul
Em uma votação realizada nesta quinta-feira, 22, os membros do Parlamento Europeu decidiram rejeitar uma moção de censura direcionada à Comissão Europeia. A moção, que foi proposta pelo grupo Patriotas pela Europa, foi rejeitada com 165 votos favoráveis, 390 contrários e 10 abstenções.
Essa moção contestava o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, que havia sido aprovado pelos países membros em 9 de janeiro e assinado oficialmente em 17 de janeiro no Paraguai. Essa é a quarta vez em seis meses que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enfrenta e supera uma moção no Parlamento Europeu.
Segundo o Regimento Interno do Parlamento Europeu, uma moção de censura contra a Comissão pode ser apresentada por pelo menos um décimo dos parlamentares, ou seja, atualmente 72 eurodeputados.
A votação precisa ser nominal e exige uma maioria qualificada de dois terços dos votos válidos para ser aprovada, o que inclui a maioria dos membros do Parlamento.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login