Economia
Passageiros em aeroportos brasileiros batem recorde após pandemia

O total de passageiros nos aeroportos do Brasil em 2025 ultrapassou os números anteriores à pandemia.
De janeiro a julho deste ano, foram registrados 73,4 milhões de viajantes nacionais e internacionais, comparados aos 68,2 milhões no mesmo período de 2019, antes da Covid-19, conforme levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos baseado em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgado na quarta-feira (27).
Julho estabeleceu um recorde histórico: 11,6 milhões de passageiros voaram, o maior volume mensal desde o início da série da Anac em 2000.
Esse volume representa um aumento de 7,5% em relação a julho do ano passado, impulsionado pela marca inédita de 9 milhões de passageiros somente em voos domésticos.
O aumento está ligado à elevação da renda dos trabalhadores e à reabertura de rotas suspensas na pandemia. Além disso, a alta do dólar tem encorajado o turismo interno, já que para estrangeiros visitar o Brasil ficou mais acessível, e para os brasileiros as viagens nacionais se tornaram uma alternativa diante do custo mais alto das passagens internacionais.
Nos primeiros sete meses de 2025, o mercado doméstico contou com 57 milhões de viajantes, enquanto 16,4 milhões foram em voos internacionais, um crescimento de 15% em relação a 2024 – quase o dobro do ritmo de expansão do mercado interno.
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, prevê que o setor terá forte crescimento até o final do ano.
“Se essa taxa de aumento continuar nos próximos meses, devemos finalizar 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso indica a expansão do mercado aéreo e da infraestrutura dos aeroportos no país”, declarou.
Em 2024, o volume total de passageiros registrado foi de 118 milhões.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login