Centro-Oeste
Passarelas do DF terão câmeras para monitoramento
Um Projeto de Lei (PL), aprovado na terça-feira (4/11) na Câmara Legislativa do Distrito Federal, estabelece a instalação de câmeras em todas as passarelas e túneis da capital para aumentar a segurança dos pedestres.
A proposta, autoria do deputado Hermeto (MDB), visa prevenir crimes que frequentemente ocorrem nesses locais.
O monitoramento será feito em parceria entre o Centro de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (COPOM) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).
As imagens serão acompanhadas em tempo real pelo COPOM, que poderá enviar equipes da PMDF caso necessário. O DER-DF também terá acesso às gravações para planejar ações de segurança e manutenção das vias, ficando responsável pela conservação dos equipamentos.
O não cumprimento da lei resultará em advertências e multas, e os custos serão cobertos pelo orçamento próprio do governo, podendo ser aumentados se preciso.
Hermeto destacou que esta iniciativa tem o objetivo de reduzir crimes em locais que agora contam com videomonitoramento aliado a patrulhamento policial, o que deve coibir ações criminosas e agilizar o atendimento quando ocorrem ocorrências.
“Esta lei é um avanço importante para garantir mais segurança aos usuários das passarelas e túneis de Brasília”, afirmou o deputado em sua justificativa.
Após aprovação pelos distritais, o projeto seguirá para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login