Centro-Oeste
PCDF cria canal para denúncias anônimas de roubo de cabos de energia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) lançou um canal exclusivo para receber denúncias anônimas sobre furtos e roubos de cabos de energia elétrica. O objetivo é facilitar para a população informar esses crimes e ajudar nas investigações.
O novo canal direciona o cidadão para o lugar certo, com perguntas simples que facilitam o preenchimento. Isso garante que as informações sejam organizadas, acelerando a análise e enviando o caso para as equipes responsáveis. O anonimato é garantido para incentivar mais pessoas a colaborarem.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 197, que funciona 24 horas e é gratuito, pelo WhatsApp no número (61) 98626-1197, pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br, ou pela Denúncia On-line. É possível informar sobre crimes que já aconteceram, que estão acontecendo ou que estejam planejados, sem precisar se identificar.
Esses furtos causam muitos problemas, como a falta de energia em hospitais, prejudicando aparelhos que salvam vidas; interrupção em bancos, comércios e prédios públicos; dificuldades em escolas; e apagões em bairros, criando perigo para a população.
A PCDF tem intensificado as operações para combater esses crimes. Em outubro de 2025, a Operação Powercut II, liderada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), desmontou uma organização criminosa envolvida em furtos, receptação e lavagem de dinheiro ligados ao furto de cabos de energia, telefonia e internet, principalmente de cobre. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e cinco prisões preventivas no Distrito Federal, Goiás e Rondônia. Essa operação é uma continuação da Powercut I, realizada em outubro de 2024, que bloqueou mais de R$ 5 milhões em contas dos investigados.
Em 2025, foram furtados mais de 86 quilômetros de cabos de iluminação pública no Distrito Federal. Mesmo assim, as ações da polícia trouxeram resultados positivos: de janeiro a 24 de outubro de 2025, comparado ao mesmo período de 2024, houve uma queda de 44% nesses crimes. Na Asa Norte, a redução acumulada no ano foi de 27%, e somente em outubro, a diminuição foi de 38% em relação a 2024. A PCDF registrou 2.512 casos de furtos de cabos de dados, telefonia e energia, com 228 prisões em flagrante.
O delegado Lúcio Valente, chefe da Assessoria de Comunicação da PCDF, destaca a importância do trabalho conjunto e da inteligência policial para atingir não só os que furtam os cabos, mas também os que compram e vendem esses materiais. “Usamos tecnologia e análise de dados para mapear rotas e identificar grupos criminosos”, explicou.
A PCDF reforça que as denúncias anônimas são fundamentais para descobrir os responsáveis, as rotas usadas para escoar os cabos e para desmontar esses grupos. Recomenda que as pessoas forneçam detalhes como endereços, nomes, características físicas, placas de veículos, horários e provas, como fotos ou vídeos. Quem sofreu algum dano deve registrar ocorrência pela Delegacia Eletrônica ou na delegacia comum mais próxima.
Para crimes que estejam ocorrendo ou que sejam suspeitos, denuncie pelo número 197. O sigilo é total.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login