Conecte Conosco

Notícias Recentes

PDT faz convenção nesta terça para oficializar apoio à reeleição de Dilma

Publicado

em

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) faz nesta terça-feira (10), a partir das 10h, em Brasília, sua convenção nacional para oficializar apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. O encontro do partido irá ocorrer na sede da legenda e a presença petista, filiada ao PDT até 2002, é esperada entre os delegados.

No governo Dilma, o PDT comanda o Ministério do Trabalho. O atual ministro, Manoel Dias, é o terceiro membro do partido a chefiar a pasta na gestão da petista, que já foi controlada pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, e pelo ex-deputado Brizola Neto (RJ).

O presidente do PDT afirmou que o evento desta terça servirá como “homologação” do apoio a Dilma nas eleições de outubro. Segundo Lupi, “um ou outro estado” não deve apoiar a petista, mas ele afirma que “uma grande maioria” irá acompanhar a decisão de defender a candidatura da petista.

O presidente nacional do partido afirmou ter convidado a presidente e conversado com ela sobre o apoio da legenda.

“A convenção será uma homologação do apoio à presidenta Dilma. Porque nós já tivemos reuniões partidárias, conversei com todos os estados, com os presidentes, e agora é só a homologação mesmo. Vamos oficializar o apoio à reeleição da presidenta Dilma”, afirmou Lupi.

De acordo com o presidente do PDT, cerca de 500 delegados deverão participar da convenção e todos eles terão direito a voto. Lupi disse preferir não afirmar que apoio a Dilma será unânime em razão de divergências em alguns estados, sem especificar quais.

“A gente espera que todos os delegados compareçam à convenção. A presidente já conhece muitos dos nossos dirigentes e ela sabe do nosso apoio. Eu só não digo que o apoio será unânime, porque um ou outro estado pode votar de uma forma diferente. O importante é que teremos os votos e oficializaremos o apoio a Dilma”, afirmou.

Na conversa com Dilma, disse Lupi, foi apresentado o “otimismo” do partido quanto ao apoio.

“Ela [Dilma] foi chamada para a convenção e vai participar. Eu já conversei com ela. O clima é muito bom, favorável ao apoio e, no coletivo, não deve ter trabalho. Nós não tivemos uma conversa maior. A única coisa que a gente conversou é que seria algo no sentido de homologar esse apoio a ela. Não tem muito segredo”, disse Lupi.

Segundo Lupi, a tendência é que os diretórios estaduais sigam a orientação da sigla de apoiar candidatos do PT ou fechar coligações com petistas. O presidente do PDT disse ser “normal” que alguns diretórios tomem decisões diferentes, mas que a expectativa é de que o apoio da maioria siga a direção nacional.

“Primeiro, a gente cria uma regra nacional, que é de apoio à presidenta Dilma. Eu estou acompanhando estado por estado como as decisões estão sendo tomadas, um a um, para buscarmos o afunilamento dos palanques estaduais. Mas é claro que podemos ter uma ou outra exceção”, concluiu.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados