Conecte Conosco

Notícias Recentes

PEC da Blindagem: Instituto Não Aceito Corrupção alerta sobre riscos à justiça

Publicado

em

O Instituto Não Aceito Corrupção (Inac) publicou uma nota nesta terça-feira, 16, onde critica a aprovação da chamada PEC da Blindagem, que passará a exigir autorização prévia do Congresso para iniciar processo criminal contra parlamentares envolvidos em crimes. A aprovação contou com votos da maioria da oposição, de partidos do Centrão e de um grupo de deputados do PT.

Segundo a entidade, essa medida representa uma tentativa clara e séria de romper com o sistema de freios e contrapesos previsto na Constituição, destruindo o princípio da separação dos poderes, que é um pilar fundamental do sistema constitucional brasileiro. A medida exige uma autorização prévia, mediante votação secreta na respectiva Casa Legislativa, para dar início a qualquer responsabilização criminal de parlamentares, o que configura legislar em benefício próprio.

O projeto segue agora para análise do Senado. O Inac também criticou que a PEC tenha sido encaminhada diretamente para votação em plenário na Câmara, sem passar pela avaliação das comissões correspondentes.

A entidade destaca que o objetivo evidente da PEC é garantir impunidade para determinados parlamentares. Está sendo criada, na prática, uma espécie de elitização da imunidade parlamentar, formando um grupo de intocáveis acima das leis, o que viola o princípio da igualdade constitucional, outro pilar fundamental da Constituição brasileira, remanescente da época da ditadura militar.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados