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Pedágio eletrônico total começa na BR-381 neste sábado

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A cobrança por pedágio no sistema free flow (passagem livre) será adotada em breve em toda a extensão da BR-381/MG. Os dois primeiros pontos de controle, localizados nas cidades mineiras de Caeté (km 411,850) e João Monlevade (km 345,270), entram em operação neste sábado (27). A tarifa será cobrada eletronicamente, por meio de pórticos equipados com câmeras e sensores, eliminando a necessidade de operadores, cabines de pedágio, cancelas ou paradas.

Desde fevereiro, a concessionária Nova 381 é responsável pela administração da BR-381/MG, com investimentos previstos de R$ 9,3 bilhões. Essa rodovia é fundamental para o desenvolvimento do país, por seu papel no transporte de produtos agrícolas, pecuários, minerais e industriais.

Em apenas seis meses de concessão, foram aplicados R$ 319,7 milhões em melhorias na infraestrutura e nos serviços. Com isso, a BR-381 se tornou a primeira rodovia federal concedida no Brasil a operar com pedágio 100% eletrônico.

A operação eletrônica está autorizada desde o dia 16 e representa uma mudança técnica importante implementada no início do ano.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) revisou o modelo de preços e divisão dos custos. A União, como poder concedente, assume 90% dos riscos relacionados à evasão no sistema, enquanto as concessionárias ficam responsáveis pelos 10% restantes.

Totens de pagamento

O risco de evasão e as multas associadas estão sendo discutidos no Congresso, incluindo propostas que vão desde anistia para devedores até a extinção do sistema em vias concedidas, buscando consenso com as regras da ANTT e do Ministério dos Transportes.

Veículos como ambulâncias, carros oficiais e diplomáticos continuam isentos de pagamento, conforme previsto em contrato. Além disso, a concessionária informou que motocicletas também não serão cobradas.

Serão instalados 25 totens de pagamento no trecho entre Caeté e Governador Valadares, em locais como postos de combustível, restaurantes e unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs).

Segundo o gerente de operações da Nova 381, Diego Dutra, “O totem funciona por aproximação, permitindo que o usuário digite a placa, verifique pendências e realize o pagamento via cartão ou Pix. Esses totens estão em pontos estratégicos ao longo da rodovia, onde os usuários já costumam parar.” Também será possível pagar via aplicativo.

A BR-381 desempenha um papel crucial para a economia brasileira, facilitando o transporte de diversos produtos essenciais.

Implementação em outros estados

Em 2023, a BR-101 (trecho Rio-Santos) adotou o sistema em três pontos entre Paraty e Itaguaí (RJ). Este modelo também é utilizado em rodovias estaduais do Rio Grande do Sul e São Paulo, onde há planos para ampliar para 58 pontos de cobrança até 2032.

Para este ano, a previsão é instalar oito pórticos em estradas paulistas, incluindo o Rodoanel e regiões como Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira. Na recém-concedida Rodovia Raposo Tavares, há previsão de cinco pórticos eletrônicos que devem começar a operar em 2032.

A ANTT destacou que essa modernização visa reduzir congestionamentos e melhorar a fluidez nas rodovias concedidas, além de buscar soluções mais sustentáveis e eficientes para a infraestrutura rodoviária do país.

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