Conecte Conosco

Mundo

Pedidos de casamento viram show na cidade do amor

Publicado

em

Uma carruagem iluminada puxada por um cavalo branco brilha em uma noite na Praça Vendôme, uma das áreas mais elegantes de Paris.

Seu cocheiro, Philippe Delon, revela para um casal um estojo rosa contendo um sapatinho de cristal: “Vim buscar uma princesa”.

Na cidade do amor, os pedidos de casamento se transformam em verdadeiros espetáculos entre carruagens ao estilo Cinderela, terraços exclusivos e apresentações feitas sob medida, criando um mercado lucrativo alimentado por clientes do mundo todo.

“Sempre sonhamos com um casamento de conto de fadas”, comenta Sander Castel, empresário holandês de 44 anos. Em novembro, ele entrou em contato com a agência ApotéoSurprise, que promove o passeio “na carruagem da Cinderela”, pertencente a Delon.

Na Praça Vendôme, o casal embarca na carruagem e percorre os bairros nobres de Paris até a Torre Eiffel. Ao som de um violinista, o homem se ajoelha e faz o pedido de casamento à sua namorada, de 40 anos.

A noiva, Shirley Wijgaarts, vestindo um traje preto, acreditava que iria apenas passar um fim de semana surpresa em Paris. “Não esperava! Claro que aceitei. Ele é o meu príncipe”, diz à AFP.

Com o impulso das redes sociais, os pedidos de casamento no estilo americano se tornaram eventos memoráveis e são encenados na cidade-luz.

Variedade de opções

Às margens do Sena, agências oferecem cenários criativos para fotos na internet: letras enormes de “Casa comigo”, flores artificiais e balões de coração. Com fotógrafo, os valores variam entre 300 e 700 euros (cerca de 1.800 a 4.300 reais).

“Há cinco anos existiam três agências, agora são 25, atendendo a todos os orçamentos”, estima Florian Perrault, fundador da Paris Proposal Agency. Sua especialidade são terraços e barcos privados, por aproximadamente 1.800 euros (11.090 reais).

Hotéis de luxo, como o Shangri-La, oferecem terraços com vista para a Torre Eiffel.

“Organizamos tudo: flores, velas, fotógrafo e jantar com mordomo”, explica Mélanie Tessier, do atendimento ao cliente do Shangri-La. Essa experiência marcante fideliza clientes, que retornam para comemorar aniversários ou estadias em família.

Para clientes de alto padrão, algumas agências criam pedidos personalizados. “Buscamos entender a personalidade do casal para elaborar algo exclusivo”, afirma Chantelle Marie Streete, diretora-geral da Kiss Me in Paris.

Por exemplo, para um noivo, a agência produziu o roteiro “Missão Impossível para uma jovem aventureira”: um iPad recebido pela manhã desencadeia uma caçada por Paris usando sidecar e barco, seguida de passeio de helicóptero até um castelo privado. Orçamento: dezenas de milhares de dólares.

Pressão social

Os clientes são principalmente empresários entre 35 e 55 anos, vindos dos Estados Unidos, Austrália, Inglaterra, norte da Europa, Singapura e Oriente Médio.

Além de Paris e Nova York, essa tendência cresce em cidades como Veneza, Costa Amalfitana, Capadócia, Santorini e Austrália.

“Não é mais obrigado ter contrato para morar juntos, mas quem escolhe casar deseja que o pedido seja inesquecível”, comenta Cengiz Ozelsel, ex-banqueiro de Wall Street, assim como sua esposa Chantelle Marie, antes de fundar a Kiss Me in Paris.

Além disso, há uma pressão social, especialmente entre classes mais abastadas. “As expectativas são maiores e querem mostrar esse momento com orgulho para seu círculo”, explica Streete.

“Assim como o Dia dos Namorados, o pedido de casamento virou um ritual moldado pela indústria comercial. Não seguir essas encenações pode ser interpretado como falta de amor ou romantismo”, resume a socióloga Florence Maillochon.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados