Mundo
Pentágono encerra parceria acadêmica com Harvard
O Pentágono anunciará o fim de sua colaboração acadêmica com a Universidade de Harvard, terminando assim programas ligados à educação militar, bolsas de estudo e certificações, conforme comunicado divulgado na última sexta-feira (6).
Essa decisão representa o mais recente episódio da tensão entre a administração do presidente Donald Trump e a renomada instituição da Ivy League, que o governo acusa de promover uma agenda ‘woke’, termo usado por setores conservadores para criticar políticas focadas em diversidade.
“Por muito tempo, este Departamento enviou nossos melhores oficiais para Harvard, esperando que essa universidade valorizasse adequadamente nossas forças armadas”, declarou o secretário de Defesa, Pete Hegseth, no comunicado.
“Contudo, muitos dos nossos oficiais retornaram influenciados por ideologias globais e radicais que não são benéficas para nossas tropas”, completou ele.
A ruptura começará no ano letivo de 2026-2027, permitindo que estudantes militares já matriculados possam concluir seus cursos.
Em uma publicação na rede social X, Hegseth reforçou sua crítica: “Harvard está ‘woke’; o Departamento de Defesa, não”.
Além disso, o Pentágono anunciou que fará uma avaliação dos seus vínculos com todas as universidades da Ivy League no que diz respeito à educação militar.
Essa atitude gerou apreensão entre acadêmicos, que temem pela liberdade de expressão e autonomia das instituições de ensino superior.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login