Mundo
Pentágono vai modernizar jornal militar para focar nos soldados
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou que vai reformar o tradicional jornal militar Stars and Stripes, uma publicação financiada pelo Pentágono, mas que mantém independência editorial. O objetivo é afastar o jornal de conteúdos considerados como “distrações progressistas”.
Sean Parnell, porta-voz do Pentágono, declarou em sua conta no X que o jornal voltará a sua missão principal: informar os soldados americanos.
“Vamos atualizar o funcionamento do jornal, focar o conteúdo para deixar de lado as distrações que prejudicam a moral e adaptá-lo às necessidades dos militares de uma nova geração”, explicou o porta-voz.
Fundado durante a Guerra Civil em 1861, o Stars and Stripes é uma instituição nos Estados Unidos, tendo como missão informar cerca de 1,4 milhão de militares americanos, principalmente os destacados fora do país.
Parnell também mencionou que o jornal vai parar de publicar materiais de agências de notícias externas e focar em temas exclusivamente militares.
O jornal The Washington Post reportou que os candidatos a vagas no Stars and Stripes estão sendo questionados sobre como alinham seus trabalhos às prioridades do presidente Donald Trump, o que levantou dúvidas sobre a futura independência editorial da publicação.
A direção do jornal negou envolvimento nesta nova política e garantiu que não faz perguntas políticas durante as entrevistas, conforme declarou o editor-chefe Erik Slavin à NBC News.
A organização PEN America, que defende a liberdade de imprensa, criticou a iniciativa como uma tentativa de controlar o jornal.
Parnell frisou que o Pentágono pretende ter um papel maior na publicação.
“O Stars and Stripes carrega um legado de orgulho ao reportar notícias importantes para nossos militares”, disse o porta-voz.
“O Departamento de Defesa está comprometido a manter esse legado de orgulho”, concluiu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login