Conecte Conosco

Centro-Oeste

Perfil social traçado em pesquisa inédita sobre mulheres vítimas de violência

Publicado

em

Com o objetivo de desenvolver políticas públicas eficazes para proteger mulheres contra a violência, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (Ipedf) e a Secretaria da Mulher (SMDF), lançou a pesquisa intitulada ‘Panorama da Violência Contra a Mulher no Distrito Federal’. Este estudo busca aprofundar o entendimento sobre a experiência, as causas da violência e o histórico de vida de mulheres que já enfrentaram abusos físicos ou psicológicos.

A pesquisa, que teve início na segunda-feira, 3 de novembro, visa traçar um perfil das vítimas sob uma perspectiva sociodemográfica, envolvendo dados sociais, demográficos e contexto socioeconômico. A finalidade é identificar quais mulheres e regiões enfrentam maior risco de violência de gênero, possibilitando a criação de leis voltadas para a proteção e segurança dessas mulheres.

Segundo a vice-governadora, Celina Leão, “Este estudo representa um avanço crucial na luta contra a violência de gênero na nossa capital. Ao detalhar o perfil sociodemográfico das vítimas, estabelecemos a base para políticas públicas mais eficazes, garantindo a segurança e a vida das mulheres no Distrito Federal.”

A investigação incluirá 5 mil homens e mulheres até o dia 11 de novembro, abrangendo todas as 35 regiões administrativas do Distrito Federal. Para compreender melhor as circunstâncias das vítimas, o estudo irá analisar o contexto no qual ocorrem os atos de violência, coletar depoimentos de testemunhas, examinar a autonomia financeira das mulheres, as vulnerabilidades relacionadas ao emprego, a rede de apoio e a presença dos filhos nas famílias.

O Ipedf destaca que entrevistar homens e mulheres de todas as regiões do Distrito Federal é fundamental para entender as diversas dimensões da violência de gênero, desde a independência econômica até o suporte social disponível. Além disso, enfatiza a importância de basear a formulação de políticas públicas em dados concretos, em vez de suposições.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados