Notícias Recentes
Pernambuco: Raízes e Cultura Únicas
“Meu canto é de sol, é verão florescendo, nos jardins tropicais: com túnicas vermelhas, flamboyants escarlates!”
Joaquim Cardozo
Pernambuco se destaca por sua singularidade, tanto no pensamento quanto na prática. Historicamente, durante os ciclos revolucionários de 17, 24 e 48, foi vanguarda, antecipando ideais republicanos e cultivando a aspiração por uma Constituição.
Duas vertentes marcaram essa originalidade pernambucana: a poesia e a política. Um equilíbrio entre sensibilidade e ação, características intrínsecas ao jeito pernambucano de ser e entender o mundo. Desde a Semana de Arte Moderna de 1922, enquanto o modernismo brasileiro era influenciado por mestres europeus, o movimento pernambucano buscou inspiração em suas próprias raízes, valorizando a terra e seu povo.
Com tradições como as cavalhadas e os pastoris, o aboio e o xangô de Ascenço Ferreira permeando o sertão em localidades como Jatobá, Cabrobó, Ouricuri e Exu, há uma forte musicalidade e oralidade, com versos ritmados que fluem no limite entre poesia e música. Essa produção cultural resulta do encontro entre as influências portuguesa, indígena e africana.
Na linha da delicadeza lírica, Manuel Bandeira destacou-se com seus versos livres e a liberdade de expressão, aproximando a fala da escrita em imagens cotidianas como a rua da União ou a casa do avô, evocando também o Carnaval e o Recife. Obras modernas e locais ganham destaque em referências como a rosa dos ventos de Cícero Dias, localizada no Marco Zero, bem próximo ao obelisco de Francisco Brennand.
Politicamente, Pernambuco também trilhou um caminho de luta pela autonomia e defesa da democracia, desde a República de Olinda até as atividades na Faculdade de Direito do Recife. Nas décadas de 60 a 80, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) sediou uma resistência significativa, com lideranças notáveis. Entre elas, Jarbas Vasconcelos se destacou como um político completo, habilidoso tanto no Legislativo, inspirado por Ulysses Guimarães, quanto no Executivo, com capacidade para construir um futuro sólido.
Uma das maiores qualidades de Jarbas Vasconcelos foi sua habilidade em liderar e formar equipes, mobilizando pessoas e talentos diversos para um propósito comum. Ele criou uma rede política que uniu figuras como Cristina Tavares, Egídio Ferreira Lima, Zito Andrade Lima, Lamartine Távora, além do empresário Armando Monteiro Filho e o constitucionalista Pinto Ferreira.
É em Pernambuco que poesia e política se entrelaçam, vindas de origens distintas, mas convergindo para um mesmo ideal: a dignidade humana. Como definiu Antônio Houaiss, desde sempre Joaquim Cardozo é um poeta que revela a riqueza da vida humana com sensibilidade, misturando o aroma do mar com as nuances das noites estreladas ou nubladas, iluminadas ou sombrias.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login