Conecte Conosco

Economia

Peso argentino cai com crise política no país

Publicado

em

O peso da Argentina caiu rapidamente nesta sexta-feira (19), levando o Banco Central a usar suas reservas para conter a queda dentro dos limites definidos pelo governo de Javier Milei, que enfrenta eleições legislativas em menos de um mês.

No Banco Nación, maior banco público do país, a moeda foi cotada na abertura a 1.515 pesos por dólar, ultrapassando o valor máximo permitido, em meio a uma grande instabilidade.

Na noite de quinta-feira (18), o ministro da Economia, Luis Caputo, afirmou que o Banco Central venderia reservas até o último dólar para segurar a cotação do peso. “Não vamos sair do programa”, declarou em entrevista.

Esta semana, após cinco meses sem atuar no mercado cambial, o Banco Central teve que intervir na quarta-feira (17), vendendo 432 milhões de dólares em reservas para tentar estabilizar a moeda.

O governo autorizou também ações via Tesouro Nacional, já que o acordo feito com o FMI em abril, que garantiu um empréstimo de 20 bilhões de dólares, impede a venda de reservas enquanto a cotação do dólar ficar dentro da faixa prevista.

A Argentina enfrenta um período turbulento politicamente.

Em 7 de setembro, o governo perdeu as eleições na província mais populosa, Buenos Aires, para o opositor partido peronista, e em 26 de outubro enfrentará as eleições legislativas nacionais.

O Congresso, onde o governo é minoria, anulou um veto presidencial a uma lei que destinava mais recursos para pessoas com deficiência, contrariando as políticas de ajuste fiscal de Milei. Novas decisões semelhantes podem acontecer em breve.

O dólar subiu enquanto a justiça investiga supostas irregularidades na Agência Nacional de Deficiência, envolvendo Karina Milei, irmã do presidente e importante integrante do governo.

O governo tenta evitar que a desvalorização do peso eleve a inflação, que vinha apresentando sinais de controle, um dos avanços do governo liberal de Milei.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados