Notícias Recentes
Pesquisa Datafolha revela divisão política dos brasileiros: direita lidera com 35%
Uma recente pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que 57% dos brasileiros se identificam com os extremos do espectro político: 35% se posicionam à direita e 22% à esquerda. Além disso, 17% da população se considera centrista.
O estudo, divulgado na última quarta-feira, também apontou que 7% dos entrevistados se identificam como centro-esquerda e 11% como centro-direita. Um grupo de 8% não soube informar sua posição política.
Foram ouvidas 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 cidades brasileiras, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os participantes assinalaram sua posição em uma escala de 1 a 7, onde 1 representa a extrema esquerda e 7 a extrema direita. Outro dado do levantamento indicou que 74% da população se reconhece como apoiadora do Bolsonaro ou do PT.
O estudo detalhou o perfil dos declarados de esquerda e direita, apontando que 41% das pessoas com menor escolaridade se identificam com a direita, 26% com a esquerda e 8% com o centro.
Entre os que completaram o Ensino Médio, 21% se consideram centristas, percentual similar ao dos que possuem Ensino Superior, 20%.
Na faixa etária dos jovens de 16 a 24 anos, 26% se veem como de direita, 16% como de esquerda e 30% como centristas. Já entre os maiores de 60 anos, 42% se alinham à direita, 25% à esquerda e apenas 9% ao centro.
Quanto à religião, 24% dos católicos e 16% dos evangélicos situam-se à esquerda, enquanto 36% dos católicos e 42% dos evangélicos se posicionam na direita do espectro político.
No grupo identificado como de esquerda, 9% afirmaram ter votado no Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. Por outro lado, 22% dos que se colocaram à direita declararam ter votado no Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Você precisa estar logado para postar um comentário Login